Como os alimentos não-OGM afetam o meio ambiente?
Grão não transgênico e grão orgânico são a mesma coisa?
Alimentos não-OGM são livres de Organismos Geneticamente Modificados, ou seja, sem componentes genéticos, sendo mais saudáveis, naturais e seguros para a saúde corporal, intestinal, e para a sustentabilidade.
Entender todos os processos e características dos alimentos que consumimos no dia a dia é parte essencial para adquirir e manter uma alimentação saudável e segura para o corpo, protegendo o meio ambiente.
Os produtos OGM (Organismo Geneticamente Modificado), mais conhecidos como transgênicos, são aqueles cujo DNA foi artificialmente criado ou alterado para produzir um efeito específico, como resistência a doenças e danos, crescimento rápido e melhoria nutricional.
A crescente procura por alimentos não-OGM
A busca por produtos saudáveis e que não agridam o meio ambiente tem crescido consideravelmente nos últimos anos, e com isso a procura por produtos/alimentos não-OGM. Muitos consumidores, principalmente aqueles que mantêm uma alimentação balanceada, priorizam alimentos não transgênicos justamente pela preocupação com os efeitos a longo prazo dos OGMs.
Os produtos certificados como Não-OGM há tempos vêm se tornando comuns em lojas de alimentos naturais e agora estão se popularizando, já sendo possível encontrar laticínios, papinhas para bebês, suco de laranja, cereais, vitaminas e suplementos minerais.
Com isso, diversos países, inclusive o Brasil, tornaram obrigatório o rótulo em alimentos que contenham ingredientes geneticamente modificados (GM). Os produtos Tia Sônia Não-OGM, por exemplo, possuem o selo para uma fácil identificação do consumidor.
Benefícios para a saúde:
Os alimentos que não possuem sementes ou ingredientes transgênicos em sua formulação, são mais naturais e sem alterações, por isso, são ótimos para a saúde e evitam riscos, oferecendo diversos benefícios:
- Alimentos livres de agrotóxicos;
- Maior qualidade nutricional;
- Contribui para uma alimentação saudável;
- Evita riscos para a saúde;
- Elimina a possibilidade de desgaste ambiental;
- Satisfaz as expectativas dos consumidores em relação à qualidade e segurança dos produtos.
Como os alimentos não-OGM afetam o meio ambiente?
Quando falamos em alimentos transgênicos não podemos deixar de citar os possíveis riscos que eles oferecem ao meio ambiente, podendo alterar todo o equilíbrio na natureza.
Isso porque, a inserção de um organismo com atributos que não sejam naturais, pode alterar esse equilíbrio, colaborando para a redução e até mesmo extinção de algumas espécies que estejam no local.
Outro fator predominante na importância dos alimentos não-OGM é que a inserção de genes de resistência a agrotóxicos em alguns produtos transgênicos são considerados responsáveis pela resistência das pragas.
Grão não transgênico e grão orgânico são a mesma coisa?
Existem diferenças! Grãos orgânicos são aqueles que não foram cultivados por adubos químicos ou agrotóxicos, ou seja, todos os grãos cultivados ao receberem a certificação orgânica, asseguram que não são provenientes de sementes transgênicas. A única diferença é que os grãos sem o uso de transgênicos não orgânicos, podem ter sido cultivados com o uso de defensivos naturais.
Consumindo produtos Tia Sônia não-OGM
Como falamos, os alimentos não transgênicos estão ganhando força nos últimos anos e a rejeição de grãos geneticamente modificados também é crescente entre os consumidores. Na Tia Sônia você encontra diversos alimentos saudáveis e não-OGM para você incluir na sua alimentação ou dieta do dia a dia, e ter um estilo de vida mais saudável e consciente.
Na categoria de produtos não-OGM, você encontra opções de alimentos que não foram geneticamente modificados, como cereais, óleos, grãos e muito mais, tudo selecionado com muito cuidado e atenção.