Alimentação Sem Glúten — um novo estilo de vida

Você sabe o que é glúten?

A Tia Sônia possui uma linha completa sem glúten, para ajudar você a escolher produtos nutritivos, saudáveis e saborosos que incluem: snacks, chia, pasta de amendoim, granola, barra de frutas e muito mais.

banner categorias
Alimentação Sem Glúten — um novo estilo de vida
Alimentos sem glúten estão cada vez mais fazendo parte da dieta dos brasileiros, mas ainda geram dúvidas sobre o que realmente são e quais os benefícios oferecidos ao nosso corpo no processo de tornar a alimentação mais saudável e nutritiva.
Há algum tempo, apenas pessoas com intolerância a glúten ou com celíaca (doença autoimune do intestino causada pela permanente sensibilidade ao glúten) buscavam esses alimentos, mas com o número crescente de pessoas preocupadas com a saúde e estética corporal, esses alimentos têm ganhado força, e se tornado um novo estilo de alimentação.
Você sabe o que é glúten?
Muitas pessoas acreditam que o glúten é um carboidrato, mas ele é uma proteína formada por duas substâncias menores: glutenina e gliadina, localizadas dentro dos grãos, como o trigo, cevada e centeio.
Os alimentos em que mais encontramos essa proteína são nos pães, macarrão, biscoitos, cerveja e alguns chocolates, por exemplo. O glúten possui a função de garantir uma elasticidade e maciez maior ao produto, permitindo que não arrebente durante a fase de crescimento.
Nessa fase de crescimento ele contribui para a formação de uma rede protetora de gás carbônico, contribuindo para a massa aumentar seu volume. Esse processo faz com que o conjunto de proteínas se transforme em uma espécie de goma elástica que gruda nas paredes dos órgãos, sendo mais difícil de ser digerida completamente pelo organismo, principalmente para pessoas que possuem sensibilidade ao glúten ou intolerância total — doença celíaca.
Alimentação sem glúten é mais saudável?

Como falamos acima, a dieta sem glúten se destinava apenas para pessoas com intolerância ou diagnosticadas com celíaca, mas com o tempo, ele também ganhou força entre indivíduos que desejam ter um estilo de vida mais saudável.

Isso porque, não necessariamente é mais saudável do que o consumo de outros produtos que contêm a proteína, porém, a troca aliada a mudanças de hábitos alimentares, pode ser muito benéfica, favorecendo uma alimentação mais rica e variada, com alimentos nutritivos e saudáveis.

Isso quer dizer que não é apenas reduzir ou eliminar o glúten da alimentação, mas sim entender que é necessário realizar uma troca para suprir os nutrientes. Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos brasileiros não consomem frutas, verduras e legumes, alimentos importantíssimos para quem deseja uma dieta sem glúten, pois eles vão suprir a necessidade de vitaminas, fibras e minerais, que são o que irá tornar a alimentação saudável.

Por que iniciar uma alimentação sem glúten?

Os rótulos dos produtos sempre irão mostrar se é um alimento com glúten ou sem, e cada vez mais, vemos uma variedade de alimentos sem glúten nas prateleiras, mas, porque será que essa proteína está se popularizando tanto?

Existem diversos motivos para isso, um dos principais é a construção de uma alimentação mais leve e saudável para o corpo, evitando diversos problemas que a substância pode causar, como:

Menos ingestão de calorias 

Grande parte dos alimentos que contêm glúten são altamente calóricos, um exemplo disso é o macarrão, bolos e doces, que aceleram o processo de obesidade. Ao cortar esses alimentos das refeições diárias, você terá mais possibilidades de substituições menos calóricas, como, por exemplo, uma dieta rica em frutas, verduras, proteínas magras, e produtos com outros tipos de farinhas, que oferecem benefícios para o corpo.

Melhora a digestão

Como já citamos, os alimentos que possuem glúten formam uma massa elástica no organismo, causando uma sensação de estufamento e diminuindo a digestão, consequentemente aumentando a retenção de líquidos.

Ao consumir mais produtos sem a proteína temos uma melhora no metabolismo, diminuindo a sensação de barriga inchada, podendo até mesmo reduzir as medidas do abdômen. 

Menos risco de inflamação no organismo

O glúten é considerado um vilão no processo inflamatório. Isso porque, em alguns organismos ele ativa uma proteína chamada Zonulina, responsável pela regulação das junções apertadas do intestino, e quando liberadas dilatam essas junções, permitindo que partículas maiores e toxinas cheguem à flora intestinal, por consequência aumentando a inflamação.

Produtos sem glúten também são aliados do emagrecimento?

A troca por alimentos sem glúten pode, sim, auxiliar no emagrecimento, mas é importante ressaltar que não necessariamente em razão do corte do glúten, e sim pela mudança de hábitos alimentares.

Como já mencionamos, o glúten é uma proteína natural que pode acelerar o processo de obesidade por conta da inflamação que muitas vezes ele causa ao organismo. Além disso, eles são alimentos altamente calóricos, ricos em gorduras, açúcar e carboidratos.

Ao realizar a troca por produtos sem glúten, você terá a possibilidade de retirar esses carboidratos simples e os açúcares da dieta, podendo fazer substituições mais saudáveis no cardápio, o que fará muita diferença no processo de emagrecimento.

Alimentos sem glúten: um estilo de vida junto à Tia Sônia!