Alimentos Orgânicos - benefícios para a saúde e meio ambiente.

Por que incluir alimentos orgânicos no dia a dia?

Confira os Produtos Orgânicos da Tia Sônia. Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos.

Os produtos orgânicos estão ganhando um grande espaço nas refeições de muitas pessoas e nas prateleiras dos supermercados. Isso porque, cada vez mais os consumidores estão entendendo os benefícios de uma alimentação saudável e os riscos que os alimentos químicos podem trazer para a saúde a longo prazo.
Os produtos orgânicos estão ganhando um grande espaço nas refeições de muitas pessoas e nas prateleiras dos supermercados. Isso porque, cada vez mais os consumidores estão entendendo os benefícios de uma alimentação saudável e os riscos que os alimentos químicos podem trazer para a saúde a longo prazo. , além de serem mais benéficos para a saúde e contribuírem para uma alimentação mais saudável, também são ótimos no processo de produção, respeitando o meio ambiente e os animais. Entenda o que é alimentação orgânica: Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados de maneira natural e sustentável, ou seja, sem a utilização de componentes químicos, como agrotóxicos, adubos químicos, aditivos sintéticos, hormônios e técnicas de engenharia alimentar, isso desde a plantação até o momento da venda nos supermercados e hortifrutis.Portanto, para um alimento ser considerado orgânico, ele não pode ter passado por nenhuma interferência, como a inclusão de hormônios, por exemplo, seja para mantê-lo por mais tempo, deixá-lo com menos imperfeições ou maiores.Isso inclui também os alimentos de origem animal. Nesses casos, os bichos utilizados no processo de produção só podem se alimentar de comidas orgânicas e naturais, além disso, as instalações precisam oferecer conforto e boas condições, tudo sempre de forma natural e consciente. Apesar de muitas pessoas ainda associarem os alimentos orgânicos como apenas sendo as frutas e legumes, hoje já é possível encontrar diversas possibilidades nas prateleiras, desde verduras, leites e cereais.Saiba a diferença entre os produtos orgânicos e os convencionais: Como já mencionamos acima, os alimentos orgânicos são aqueles que não recorrem a componentes químicos para a produção, já os convencionais usam fertilizantes químicos sintéticos, sementes transgênicas e até mesmo drogas veterinárias para eliminar pragas, como insetos, fungos, roedores, bactérias e ervas daninhas.
Alimentos Orgânicos - benefícios para a saúde e meio ambiente.
Você já imaginou poder ter acesso facilitado a produtos mais naturais, livres de agrotóxicos sintéticos, transgênicos e fertilizantes químicos, e ainda com um sabor único? Essa é uma ótima forma de se desprender de itens químicos da indústria agropecuária, dos quais muitas vezes não sabemos a real procedência.
Os alimentos orgânicos

Um dos principais aspectos que mais diferenciam os dois em termos nutricionais é a qualidade do solo, teor de minerais e os compostos químicos, já que os orgânicos são isentos de agrotóxicos e fertilizantes. Com isso, os alimentos puros são mais nutritivos e benéficos para saúde corporal, enquanto os convencionais podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como mal de Parkinson, câncer e até mesmo uma maior incidência de crianças autistas.Por oferecerem mais benefícios para a natureza do que os convencionais, a legislação brasileira garante um espaço reservado para a orientação e estímulo da agricultura orgânica, visando o crescimento do produto e tornando a alimentação mais saudável possível.

Por que incluir alimentos orgânicos no dia a dia?

A produção orgânica oferece diversos benefícios que não se limitam apenas aos consumidores, mas também para o cultivo, saúde corporal e ao meio ambiente e sustentabilidade. Benefícios para a saúde: Só por ter um consumo natural, já é um grande ponto positivo. Manter uma alimentação com produtos orgânicos contribui para minimizar riscos a longo prazo causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas presentes nos alimentos convencionais, que podem causar reações alérgicas e respiratórias.Refeição mais nutritiva: A agricultura orgânica consegue conservar a fertilidade do solo, retirando o mínimo possível no momento da plantação, oferecendo solos sem contaminação e ricos em adubos naturais, consequentemente gerando produtos ricos em nutrientes. Alimentos mais saborosos: A satisfação com os alimentos vai além dos nutrientes, o sabor é um aspecto muito importante e os orgânicos saem na frente da disputa. Como já comentamos, o solo em que esses produtos são produzidos são ricos e balanceados com adubos naturais, e por não sofrerem ações químicas e radioativas a textura, sabor e aroma são mais intensos e não possuem alterações, trazendo mais intensidade e sabor ao paladar.Diversidade de produtos: Por ser um estilo de alimentação que está crescendo cada vez mais e se tornando muito presente no prato de brasileiros, os impactos foram ótimos na produção. O Brasil é o 4º consumidor de produtos orgânicos no mundo, e segundo a Abrafrutas, Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados, atualmente há cerca de 20 mil produtores familiares certificados no território nacional.Por conta dessa expansão, atualmente, a produção orgânica vai além de legumes, podendo ser encontrados em verduras, carne, leite, açúcar, ovos, feijão, cereais e entre outros, contribuindo também para a valorização da economia.Saiba quais são os benefícios para o meio ambiente: O plantio orgânico possui um grande cuidado com a preservação do meio ambiente, em todas as etapas. Como a produção é mais natural do que a realizada pela indústria agrícola, ela não polui e evita a fixação de nitrogênio pelos microrganismos que habitam a superfície. Dessa forma, protege a terra, a água e o ar do ambiente. A conservação do solo e a ausência de agrotóxicos também ajudam na preservação de pássaros, insetos e outros animais que vivem na região de produção dos produtos agrícolas.Outro ponto importante a ser destacado é sobre as vantagens que esse estilo de alimentação oferece para a economia de energia. Isso ocorre porque a grande maioria desses produtos são feitos ‘’à moda antiga’’, ou seja, de forma manual, dispensando o uso de grandes máquinas, isso desde a preservação, manutenção e colheita.

Mudando hábitos com os produtos Tia Sônia:

A mudança de hábitos alimentares é muito importante para a saúde. Se você deseja ter uma alimentação saudável, minimizando os riscos de problemas de saúde, alimentos orgânicos contribuem para isso.Você pode começar aos poucos para acostumar o paladar com o novo modelo e sabor, sendo assim, o mais indicado são aqueles feitos para complementar a refeição. Na Tia Sônia você encontra itens ideais para incluir no dia a dia.Temos um mix diversificado que você encontrará granola, aveia, açúcar e chia com diversas opções e sabores para você escolher a que melhor se encaixa no seu gosto, todas orgânicas e asseguradas com o selo de certificação.