Alimentos orgânicos: o que são e quais os benefícios?
Alimentos orgânicos são, há muitos anos, considerados a forma mais natural de consumir comidas saudáveis, uma vez que, com o tempo, o uso de agrotóxicos tomou grandes proporções e muitas delas negativas para a população.
Os agrotóxicos ainda são importantes para a agricultura, isso pensando na produção de alta escala, pois controlam e combatem a proliferação de pragas e ervas daninhas. Mas, quando usados de forma indevida, podem ser prejudiciais. É por essa razão que os alimentos orgânicos tornam-se necessários para uma dieta balanceada com bons nutrientes.
- O que são os alimentos orgânicos?
Alimentos orgânicos são todos os produtos cultivados que respeitam os aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, levando em consideração o solo que será plantado, garantindo a sustentabilidade social e valorizando comunidades rurais.
Além disso, como citado anteriormente, são produzidos sem agrotóxicos, adubos químicos, aditivos sintéticos, antibióticos ou qualquer técnica de uso de componentes artificiais.
Se respeitam o meio ambiente e são gerados de forma natural, seguindo o tempo da natureza, são alimentos orgânicos.
- O aumento do consumo
Em um mais recente estudo realizado em 2021 pela ORGANIS (Associação de Promoção dos Orgânicos), foi descoberto que no período de 30 dias houve um aumento de 63% do consumo de alimentos orgânicos em todo o Brasil, isso quando comparado com os últimos dados obtidos no ano de 2019.
O principal motivo para isso é para a melhora da saúde, outras respostas foram por ser mais saudável, não conter agrotóxicos e a qualidade do produto ser melhor.
Para entender um pouco mais do motivo desse crescimento, acompanhe abaixo os benefícios desse alimento.
- Benefícios para saúde
Por não terem agrotóxicos, os alimentos orgânicos ocupam o primeiro lugar quando o assunto é alimentação saudável. Isso acontece porque os componentes químicos contidos nos agrotóxicos podem, com o tempo, desenvolver problemas de saúde como: alergias, distúrbios hormonais e até mesmo o câncer.
Outro fator positivo pela ausência desses produtos necessários para combater as pragas é que os alimentos ficam mais resistentes e podem durar mais dias fora da geladeira.
Além disso, por serem plantados em solos com adubos naturais, o sabor e aroma ficam mais intensos e a textura fica diferente, já que não recebe nenhum aditivo químico que neutralize esses fatores.
São mais saborosos que outros alimentos e, também, mais nutritivos, contendo mais minerais, ferro, cálcio e vitaminas que permanecem intactas.
Você vai gostar de ler: Alimentos Prebióticos: o que são e quais os benefícios
- Alimentos orgânicos e outros benefícios
Muito mais que colaborar com a saúde, consumir alimentos orgânicos é proporcionar um estilo de vida diferente para o planeta e as pessoas que vivem nele. No âmbito socioeconômico e ambiental também ocorrem mudanças significativas, como:
- Mais empregos
A produção da agricultura orgânica necessita de mais mão de obra humana e qualificada, que compreende o tempo de plantio e colheita sem a intervenção de máquinas, movimentando o mercado e gerando a necessidade de mais empregos para pessoas que vivem afastadas dos centros das cidades.
- Bem-estar animal
Com a produção diferenciada, os animais passam a ingerir alimentos orgânicos. Com isso outras práticas são adotadas. Passam a ser mantidos em locais mais espaçosos e menos estressantes, reduzindo o uso de hormônios artificiais.
- Redução da poluição do meio ambiente
Com menos agrotóxicos no solo, a terra fica mais saudável para gerar mais alimentos. A água que rega as plantações não tem elementos químicos misturados, então ela cai nos lençóis d’água e vão para as nascentes de rios e lagos sem os poluírem, fazendo o local ser favorável para colaborar com o meio ambiente.
- Dieta com alimentos orgânicos
Para uma dieta saudável que tenha como base principal os alimentos orgânicos, basta você deixar de consumir produtos industrializados que, normalmente, contém transgênicos em sua composição, que nada mais são do que aditivos que alteram o material genético da comida.
Mas, é preciso lembrar que ingerir esses alimentos não significa ter passe livre para não engordar, mesmo eles sendo mais saudáveis para o organismo.
Algumas opções que você pode encontrar de forma fácil são as frutas, legumes, vegetais e carnes comuns ou derivados de leite, como queijos e ovos que tiveram o tratamento indicado acima, respeitando a natureza.
Dentro dessas categorias é possível garantir que os temperos e complementos para sua refeição também sejam orgânicos. Ou seja, o açúcar que adoça o seu café, a farinha de aveia que você come com o mamão no café da manhã, a quinoa do seu almoço e a granola do seu café da tarde também podem ser alimentos orgânicos. Uma vez que são extraídos de plantações que seguem corretamente as características indicadas, podem ser considerados produtos orgânicos.
- Onde e como encontrar
A principal forma de saber se um produto é orgânico ou não é procurar se em algum local está indicando a origem do alimento, muitas vezes contém até o nome do produtor. Podem ser comprados em mercados, feiras, empórios e até mesmo em feiras exclusivas para esse tipo de alimento, que normalmente têm um custo-benefício melhor.
Outra forma, e a mais comum, de distinguir os produtos é pelo selo dado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que desde o ano de 2003 possui a lei de nº 10.831 que regulariza a produção e a comercialização dos produtos orgânicos no Brasil.
Até fevereiro de 2022, houve um aumento de 450% nos últimos 12 anos de produtores orgânicos cadastrados e regularizados pelo Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO). Assim, é possível perceber que a tendência de ter esses tipos de alimentos na mesa é cada vez maior.
Ao chegar nos estabelecimentos indicados, faça escolhas inteligentes que vão entrar em sintonia com uma rotina mais saudável para sua alimentação.
Caso necessário, procure um profissional para te indicar os melhores locais e opções para as suas refeições, garantindo que sua dieta seja balanceada de produtos de qualidade, pois é possível mudar, totalmente, a origem dos alimentos que você consome.
Um dos melhores fatos é que você pode ter alguns alimentos orgânicos na sua casa de forma gratuita, isso porque, como a forma de plantação é simples, planejar uma pequena horta no quintal ou na sacada do prédio com opções como alface, manjericão, couve, repolho e tomate-cereja, são formas saudáveis e seguras de alimentar-se, colaborar com o planeta e, também, economizar.