O que comer de café da manhã?

Escolher por uma alimentação saudável é a principal opção na hora de decidir o que comer de café da manhã.

O que comer de café da manhã?

“O que comer de café da manhã?” é uma dúvida muito comum entre os brasileiros. Como existe uma grande variedade de alimentos nutritivos para escolher logo cedo é preciso optar por opções que ajudem a repor as energias após um longo período de sono. 

No mundo e em várias regiões do país, a cultura influencia na escolha do prato preferido pela manhã, mas é preciso ter atenção e verificar o que é mais benéfico para o seu organismo e os objetivos que você deseja alcançar, como emagrecimento, aumento de massa muscular, ganhar peso ou simplesmente ter uma alimentação saudável. 

Por isso, o que comer no café da manhã deve ser avaliado para que o seu desjejum seja completo de vitaminas e minerais que colaborem com o bom funcionamento do seu organismo. 

Uma indicação válida é ter o acompanhamento de um nutricionista que vai apresentar as melhores opções para um propósito específico. 

Leia também: Café da manhã saudável: 7 opções saudáveis e gostosas!

A refeição mais importante do dia!


O período de sono indicado para um adulto é de sete a nove horas e o que comer de café da manhã pode fazer uma grande diferença não apenas para os primeiros momentos do dia, e sim impactar todas as atividades que devem ser realizadas durante a rotina. 

Quando despertamos, a taxa de glicose e vitamina C no organismo estão baixas, isso ocorre devido o nosso corpo não parar de funcionar enquanto dormimos, reforçando a imunidade, revitalizando a pele e reforçando a musculatura. 

Repor os nutrientes é uma justificativa que torna o café da manhã a refeição mais importante do dia. Imagina o seu corpo tentando repor as energias logo de manhã para você fazer alguma atividade física, ir ao trabalho, estudar ou qualquer ação. Com certeza vai ser cobrado do seu organismo um esforço maior no decorrer do dia, e com o passar da rotina sua disposição vai diminuindo, você vai perceber o aumento do gasto calórico que dificulta, por exemplo, o emagrecimento. 

Em um estudo realizado pelos cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), foi descoberto que quando uma pessoa deixa de comer o café da manhã e isso se torna um hábito, a estrutura física entende que a reserva de nutrientes está baixa e por esse motivo passa a segurar um pouco mais as substâncias, aumentando a fome e favorecendo o ganho de peso.

Além disso, segundo a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) a glicose também é fundamental para o funcionamento do cérebro. Pois, quando há falta deste nutriente, alguns sintomas como irritabilidade, fraqueza, tontura e ansiedade começam a aparecer. 

O que comer de café da manhã precisa conter alimentos com a glicose na composição, pois sem ele ocorre o aumento de hormônios ligados ao estresse, como o cortisol e a adrenalina deixando o início do seu dia mais mal-humorado. 

O que não pode faltar? 


No momento de planejar o que comer de café da manhã os alimentos que supram com a necessidade do nosso organismo não podem ser deixados de lado. Por essa razão atente-se as opções escolhidas e verifique se possuem: 

  • Proteínas - Responsáveis pelo processo biológico do corpo, transportando oxigênio e hormônios responsáveis pela formação e reestruturação de músculos e ossos; 
  • Fibras - Importante para regular o intestino prevenindo a prisão de ventre e colaborando com o emagrecimento; 
  • Vitaminas - Como o corpo continua gastando energia durante o sono ele produz radicais livres, que quando em excesso pode ser prejudicial à saúde. As vitaminas A, C, D e as do complexo B agem como antioxidantes; 
  • Cálcio -  O mineral benéfico para os ossos, para a pressão arterial e a diminuição de riscos de obesidade; 
  • Ferro - Ajuda na oxigenação do sangue, prevenindo anemia, aumentando a imunidade e colaborando com a saúde do coração. 

Leia também: Café da manhã saudável: 7 opções saudáveis e gostosas!

O que comer de café da manhã pelo mundo? 


Se alimentar bem nas primeiras horas do dia é uma consciência global. Ter uma refeição completa de nutrientes que vão colaborar com uma rotina que proporcione mais concentração, animação e disposição. 

Porém, a cultura, os costumes e os alimentos são diferentes em cada lugar e o que pode parecer incomum para os brasileiros, pode ser indispensável em o que comer de café da manhã em outro país. 

A Alemanha, por exemplo, tem no cardápio salsicha, frutas frescas, ovos cozidos, pretzels (um pão popular no país) e geleia caseira 

Na Austrália não pode faltar ovo pochê, legumes em conserva ou pudim de arroz. 

Nos Estados Unidos as famosas panquecas com mel e o bacon são as delícias para o desjejum. 

E no Japão o tofu, peixes, arroz e algas fazem parte do café da manhã. 

Muitas vezes, parece até um almoço, mas essas são formas diversas de conciliar uma alimentação saudável com os comportamentos da rotina de cada região do planeta. 

O que comer?

O que comer de café da manhã


No Brasil a diversidade não é muito diferente dos outros países. De norte a sul “o que comer de café da manhã?” pode ter várias respostas e o mais conhecido continua sendo o famoso café com leite e o pãozinho.

Porém, a verdadeira resposta vai muito além de gostos e costumes. Como já citamos, é necessário ter nutrientes específicos para que as primeiras horas do dia sejam repletas de energia e disposição, e escolher alimentos saudáveis que vão colaborar com isso é a melhor decisão a ser tomada. 

Com a ajuda de um nutricionista que vai estudar as suas necessidades físicas você pode começar o dia ainda mais focado em seus objetivos. 

Algumas opções fundamentais são: 

  • Frutas

Banana, maçã, mamão, abacate e a ameixa ricas em fibras, a laranja que contém vitamina C e outras opções como kiwi, morango e abacaxi. Se misturar com aveia a combinação fica perfeita e saudável. 

  • Ovos e leite

O ovo pode ser servido de diversas formas, mexido, omelete, cozido ou fazendo parte de uma receita como a crepioca, que é a  mistura da proteína com a tapioca. Já o leite pode ser tomado puro, com achocolatado ou café

  • Pão ou torrada

Eles não ficam de fora dessa lista, mas você pode escolher por opções integrais ou que tenham grãos em sua composição. Além disso, passar pasta de amendoim para trazer mais sabor é uma ótima escolha. 

A dica principal é mesclar os alimentos durante a semana, dessa forma será possível trazer variedade, sabor e a presença de todas as vitaminas e sais minerais. 

Caso você acorde sem fome, reveja como está a sua alimentação antes de dormir, pois comer mal pode influenciar no sono e dar uma falsa sensação de saciedade no dia seguinte, o que colabora com a falta de reposição de nutrientes pela manhã.