17.Junho.2019

Pasta de Amendoim: Origem e Benefícios

Relembrando os doces de Festa Junina, as pastas de amendoim têm feito sucesso devido a sua versatilidade. Apesar de irem de encontro a uma comemoração brasileira, o início do uso está totalmente desvinculado ao país. 

Nos Estados Unidos, o ano de 1929 foi marcado pela Grande Depressão, uma crise econômica que perseguiu a nação até o final da Segunda Guerra Mundial, limitando os recursos alimentícios. Por isso, o amendoim em forma de manteiga foi visto como solução para alimentar crianças e promover saciedade. Contudo, as versões tradicionais geralmente envolvem açúcar e outros ingredientes que fazem mal à saúde.

Em suma, o amendoim é rico em gorduras boas, que ajudam na regulação do colesterol. Contudo, quando processadas, as desvantagens começam a aparecer "A gordura é importante para o controle de temperatura corporal, síntese de hormônios e fonte energética. Mas precisamos saber suas fontes, evitando produtos industrializados e procurando sempre a gordura natural dos alimentos", alerta a nutricionista Lidiane Santana, que atende no Rio de Janeiro.

Para o macronutriente oriundo do amendoim, as dietas de controle de peso são favorecidas. "A pasta de amendoim ajuda na moderação do apetite e na gestão de peso. Ela é indicada para quem deseja se manter em forma, pois a grande quantidade de fibras e proteínas em sua composição é fundamental para regular o apetite e diminuir a ingestão de calorias”, afirma a nutricionista Thaise Costa, da Tia Sônia.

Dessa forma, o amendoim é ótima fonte de energia, contendo magnésio, um micronutriente fundamental para o fortalecimento dos ossos. Além disso, a leguminosa é fonte de vitaminas e o minerais. "Por ser rica em potássio, ela também auxilia na melhora do funcionamento muscular, previnenindo câimbras e promovendo o relaxamento dos músculos”, aponta Thaise. Outro nutriente é a vitamina B6, que atua na imunidade. Cerca de 30 g da pasta correspondem a 17% das necessidades diárias de magnésio para o organismo. Em relação ao potássio e à vitamina B6, esse número é de 15 e 10%, respectivamente.

Mas é necessário tomar alguns cuidados em relação à ingestão, devido ao valor energético. As versões que contêm apenas o amendoim torrado e moído na fórmula, oferecem 90 calorias a cada colher de sopa (15 gramas). Por isso, deve-se regular as quantidades e garantir os benefícios. Segundo Thaise, o consumo diário controlado pode ajudar a prevenir algumas doenças. "Pesquisas mostram que o consumo diário da manteiga de amendoim auxilia na prevenção não só da diabetes, mas como também de doenças cardíacas e crônicas”. Enquanto isso, Lidiane aponta para os processos mais saudáveis, indicando o moinho de pedra como o melhor método de produção.

No Brasil, diversas marcas possuem suas versões de pastas de amendoim, criando sabores e texturas diferentes. Na marca Tia Sônia, há misturas do ingrediente com óleo e açúcar de coco ou sal do Himalaia

Clique e Compre Online no Empório Tia Sônia.

Fonte: revistacasaejardim.globo.com