15.Março.2019

Granola: Para que serve?

O fabricante de cereais matinais, Will Keith Kellogg, é o criador do termo comercial Granola. 
 
Segundo a Oxford English Dictionary sua fórmula original, consistia em uma mistura de trigo, aveia e farinha de milho. Atualmente ela é composta por uma combinação de aveia, castanhas e frutas secas tostadas com açúcar mascavo ou mel. 
 
Nos últimos anos o produto vem ganhando mais espaço nas gôndolas de supermercados e na lista de compras da população, em especial no Brasil. 
 
A granola pode ser facilmente transportada e permanece fresca por muito tempo se for acondicionada em local livre de umidade. Mas, para que serve a granola?
 
A composição nutricional e os benefícios da granola variam de acordo com os ingredientes que são usados na receita, mas em geral, trata-se de um alimento nutritivo, que oferece muita energia para quem come e, principalmente, muito prático. 
 
Quando feita com ingredientes balanceados, os benefícios da granola são numerosos para a saúde. Mas é preciso estar atento à sua composição. Dependendo do tipo de gordura dos alimentos adicionados à receita e da quantidade de açúcar, ela pode tornar-se um inimigo à saúde e à dieta. 
 
Ela reúne grandes quantidades de carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras importantes para o bom funcionamento do organismo, especialmente do coração e do intestino, além de outros nutrientes que conferem diversos benefícios para a saúde.
 
Para ser boa, é preciso que a granola contenha fibras em abundância, e seja pobre em calorias e açúcares.
 
Os cereais integrais que compõem a granola são fontes ricas de fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis se dissolvem em contato com líquidos e, nesse processo, se transformam em um gel, que causa a sensação de saciedade, melhora o fluxo do trânsito intestinal, contribui para a digestão e ajuda no controle de doenças como diabetes. 
 
Já as fibras insolúveis atuam principalmente no fluxo intestinal, pois agem como esponjas que absorvem os líquidos e aumentam seu volume. Elas são importantes pois aumentam o bolo fecal e estimulam o funcionamento do intestino, o que previne o desenvolvimento de doenças como a constipação.
 
Onde comprar granola?

É possível comprar granola e diversos produtos naturais no Empório Tia Sônia,
além dos mais de 5.000 estabelecimentos por todo o país.